Tecnno Watts

Instalações Elétricas

O projeto elétrico se baseia na especificação do material a ser utilizado e da quantidade necessária, além de como serão feitas as instalações dos locais que demandam energia elétrica, isso vale para iluminação e para as tomadas. Com o projeto elétrico o responsável pela execução, geralmente um eletricista, possuirá todas as informações necessárias para fazer corretamente as instalações elétricas da obra. Dentre as vantagens de se realizar um projeto elétrico estão a redução do risco de choques elétricos e incêndios, além de evitar desperdícios com materiais que não serão gastos.

Seja na hora de construir ou reformar, realizamos projetos elétricos residenciais, comercias e industriais.

A experiência e competência da TECNNO WATTS permite-lhes prestar serviços com os mais elevados padrões de qualidade com um conjunto de profissionais com diferentes valências e competências, oferecendo a integração vertical de serviços a um universo bastante diversificado de clientes.

MONTAGEM DE ESTRUTURAS ELÉTRICAS

 

  • Tubulações;
  • Perfilados;
  • Eletrocalhas;
  • Passagem de cabos de força e comando;
  • Ligação de componentes elétricos;
  • Startup de fábricas.

Tubulações

Planejar o sistema de tubulação elétrica é fundamental para você fazer uma previsão de qual potência será necessária para fornecer energia para todas as tomadas do imóvel. Esteja certo de que o desenho da instalação está seguindo os padrões e normas regulamentadoras próprias para ele, além de conferir se estão previstas as posições dos quadros de medição e de compartilhamento das saídas de luz, além dos seus interruptores e das tomadas. No desenho, devem estar inclusos o tamanho dos diâmetros (ou bitolas) dos eletrodutos e todos os fios elétricos precisam passar pelo interior deles, até mesmo o fio terra.

Os eletrodutos são destinados a suportar uma Compressão diametral de acordo com seus tipos, ou seja, embutido em laje, enterrado na área externa da edificação e paredes. Por exemplo, os eletrodutos que são flexíveis corrugados na cor amarela são indicados para o uso interno, como em paredes. Já os flexíveis corrugados reforçados na cor laranja e Tubos Eletroduto na cor preta, são indicados para partes de lajes ou pisos (dependendo do projeto que está sendo realizado).

Não deixe de forma alguma que uma passagem de fios condutores esteja no interior de outras tubulações que não as recomendadas e destinadas para eles. Por exemplo, passagem de fios condutores que não são apropriados para uma tubulação de ar, que por sua vez não foi projetada para manter a segurança em todas as situações alarmantes que o projeto elétrico possa sofrer, pode causar acidentes.

E não se esqueça: cada informação deve estar necessariamente enquadrada na norma NBR 5444 e NBR 15465 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Perfilados

Os perfilados são fabricados em perfil estrutural em chapas de aço. Podendo ser em dimensões padrões de:

  • 19×38 mm
  • 38×38 mm
  • 38×76 mm
    Eles são com furos oblongos de 10×13 mm, providos de virolas com 5 mm, voltadas para dentro , podendo ser totalmente perfurado ou com 2 furos nas pontas para serem unidos.

Os acessórios são padronizados a aplicação, tendo a mais variadas possibilidades de utilização.Por ser aparente, proporciona rápida instalação e ampliação, além de facilitar a manutenção e as inspeções periódicas, propiciando a visualização.

Próprios para sustentação de luminárias, alimentação de circuitos e equipamentos de iluminação, passagem de fios e cabos elétricos, telefônicos e dados, em construções comerciais, industriais, prediais etc.

Quantidade de parafusos por emenda:

“I” – 4 Parafusos cabeça lentilha ø 3/8″ x 3/4″ com porca e arruela
“L” – 4 Parafusos cabeça lentilha ø 3/8″ x 3/4″ com porca e arruela
“T” – 6 Parafusos cabeça lentilha ø 3/8″ x 3/4″ com porca e arruela
“X” – 8 Parafusos cabeça lentilha ø 3/8″ x 3/4″ com porca e arruela

Eletrocalhas

Eletrocalhas são bandejas metálicas fabricadas em chapas de aço tipo U ou tipo C (com virola), podendo ser: Perfuradas ou lisas.

Contando com uma linha completa de acessórios as eletrocalhas são utilizadas para passagem de fios e cabos, distribuição de energia elétrica, telefonia e dados.

Elas podem ser usadas em qualquer tipo de instalação elétrica,em galpões industriais, comerciais, prédios, garagens ,shopping centers, metro etc.

Mantemos varias medidas para pronta entrega de eletrocalhas e seus acessorios.

Segue abaixo quantidade de parafusos utilizada por emenda:

Tala com altura de 50 mm – 4 parafusos cabeça lentilha ø 1/4″ x 3/4″ com porca e arruela
Tala com altura de 75 mm – 6 parafusos cabeça lentilha ø 1/4″ x 3/4″ com porca e arruela
Tala com altura de 100 mm – 8 parafusos cabeça lentilha ø 1/4″ x 3/4″ com porca e arruela

Para emendas internas, dobrar a quantidade de parafusos, porcas e arruelas.

É recomendada a utilização dos parafusos com a cabeça voltada para o interior das eletrocalhas, e em locais que aconteça vibrações mecânicas, utilizar a arruela de pressão.

Passagem Cabo de Força e Comando

A passagem de cabos de potência e comando é essencial para a instalação e configuração da rede elétrica de empresas e indústrias de diferentes tipos. Sem a passagem de cabos de potência e comando uma série de atividades são completamente inviabilizadas. Mas para entender melhor o que é a passagem de cabos de potência e comando, é necessário saber o que são cabos de potência e no que consistem os cabos de comando.

O que são cabos de potência?

Os chamados de cabos elétricos de potência, constituem-se em uma espécie de “fio” elétricos ou seja, objetos que são utilizados para a instalação e estruturação da rede elétrica de um determinado local. A estrutura física desse objeto é composta de um metal para servir de condutor de energia, um material isolante para evitar incidentes e evitar que a energia se dissipe e por fim uma cobertura, ou seja, que encobre toda essa estrutura.

Ele pode ser confeccionado com variados metais e materiais isolantes, mas os mais utilizados são o cobre e alumínio, como condutores, e o PVC, como isolante.

O que são cabos de comando?

Mais um passo rumo ao entendimento do que é a passagem de cabos de potência e comando é a ciência do que são os cabos de comando. Eles são elétricos, porém bastante distintos dos de potência. Esses materiais são recomendados para a utilização em circuitos de comando, sinalização de equipamentos elétricos, cabeamentos, ligações de maquinário, controle de sistemas elétricos no geral, entre outras aplicações elétricas. É indicado para instalações móveis ou fixas que sejam leves.

Sobre o que se trata a passagem de cabos de potência e comando?
A passagem de cabos de potência e comando então quer dizer o processo de instalação e estruturação de cabos de potência e comando, a fim de conectar a rede exterior de energia elétrica com a rede interna e fazer a organização do sistema elétrico interior de estabelecimentos diversos.

Fazendo a passagem de cabos de potência e comando com a GS Geradores

Contrate a GS Geradores para fazer a passagem de cabos de potência e comando da infraestrutura elétrica da sua empresa! Nossa equipe é composta por profissionais qualificados e preparados, que farão essa implementação com toda a maestria e rapidez. Nossos especialistas certamente te atenderão de uma forma que te deixará plenamente satisfeito e contente.

Ligação de componentes elétricos

Existem basicamente três maneiras de fazer associação de resistores, são elas: circuito com associação em série, circuito com associação paralelo e circuito com associação mista, que é formado pelo circuito em série e paralelo. Essas ligações são fundamentais na eletricidade, portanto através de um esquema de ligação mostramos como fazer uma ligação paralela e uma ligação em série

O que circuito elétrico?

Um circuito elétrico básico, que seja funcional é composto por uma fonte de tensão, podendo ser uma tomada, baterias, pilhas ou qualquer outra fonte onde haja uma diferença de potencial elétrico.

Outro elemento básico em um circuito elétrico é a carga, que irá consumir a energia elétrica e transformá-la em outro tipo de energia, que posteriormente será utilizada como por exemplo, uma lâmpada, um resistor, um motor, equipamentos elétricos e etc.

Por último, os condutores elétricos (cabos elétricos), que são fundamentais, pois são responsáveis em formar um caminho para conduzir os elétrons (corrente elétrica) entre a fonte que a produz e a carga que a consome, retornando para a fonte e iniciando um novo ciclo.

O que é ligação em série?

O circuito em série, também conhecido como ligação em série, é um circuito composto exclusivamente por componentes elétricos ou eletrônicos ligados em sequência, ou seja, possuem apenas um ponto em comum entre eles. Sendo assim, a corrente elétrica será a mesma passando pelos componentes, independentemente da quantidade.

O que é ligação em paralelo?

A ligação paralela, que também é conhecida como circuito paralelo, é um circuito composto somente por componentes elétricos ou eletrônicos ligados em paralelo, ou seja, possuem dois pontos em comum, sendo que a corrente elétrica se divide proporcionalmente ao valor de cada componente.

Cada uma das ligações se adéqua à necessidade de cada projeto ou esquema elétrico, como por exemplo, se será preciso entregar a mesma tensão para todas as cargas, se será necessário interromper o fluxo de corrente elétrica para a carga ou ambas as ações deverão ser realizadas em conjunto.